sexta-feira

Mulheres predominam no Núcleo de Voluntários da CUFA
As profissionais de comunicação social são a maioria

Por Márcia Mendes – Voluntária no Rio de Janeiro


Nega Gizza é uma das fundadoras da CUFA


Falar sobre o voluntariado feminino no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é mais uma forma de prestar homenagem às inúmeras companheiras que dedicam grande parte de seu tempo, durante todos os meses, a ações sociais que valorizam o ser humano.

A CUFA – Central Única das Favelas, que promove atividades nas áreas culturais, esportivas e educacionais direcionadas aos jovens moradores de favelas de todo o Brasil e de outros países e tem como uma de suas fundadoras a Nega Gizza, referência feminina mundial do Rap. Mulheres como Nega Gizza, caracterizadas por sua força e sensibilidade, são movidas pela inquietude diante de tanta indiferença perante as comunidades menos favorecidas.

De acordo com a Coordenação de Voluntários da CUFA, 73% dos voluntários do Rio de Janeiro são mulheres, predominando as profissionais de Comunicação Social. Na instituição, o público feminino é o objeto e o protagonista de muitos projetos. No âmbito do voluntariado, não há espaço para discriminação. Sendo assim, as atividades desempenhadas por voluntários homens ou mulheres possuem o mesmo valor.

O Núcleo Maria Maria, por exemplo, é um movimento de mulheres da CUFA. “As Marias são mulheres da CUFA nos estados, negras ou não, que além de constituir um projeto coletivo e democrático dentro da instituição, tentam organizar o discurso das mulheres das periferias, sobretudo as jovens, para que elas possam se estimular e participar dos processos políticos de decisão e ocupação de espaço”.

Com o objetivo de comemorar a semana das mulheres, a CUFA realizou atividades em vários estados. No Pará, foi realizada uma oficina de tranças afro para detentas do Centro de Recuperação Feminina, além de outras oficinas; dicas de alimentação e shows com artistas regionais no Lar Fabiano de Cristo. Em conjunto com associações locais, A CUFA-Campo Grande participou de três dias de atividades, promovendo apresentações de dança, basquete, exibição de filmes e oficinas de tranças.

E as ações não pararam por aí: o Núcleo Maria Maria da CUFA-Paraná realizou palestras sobre o cotidiano feminino. A CUFA-Brasília ofereceu cursos na área de saúde. Já a homenagem no Maranhão ficou por conta do lançamento oficial do Núcleo Maria Maria. Dourados, Aracaju e Belo Horizonte, entre outras cidades, também foram espaço de atividades de valorização da figura feminina.

Mas não é somente no “Mês das Mulheres” que a CUFA realiza ações voltadas para o público feminino. Durante o ano, é possível ingressar nos projetos de basquete de rua; oficinas musicais, de graffiti e break; cursos de informática; inglês; artesanato; audioviosual; teatro e muitos outros. As oportunidades são muitas, tanto para os que desejam se inscrever nas atividades desenvolvidas pela CUFA nas comunidades quanto para os que almejam colaborar com um trabalho sério e dinâmico de uma equipe mista e competente.

Sabe-se que o cotidiano feminino exige muitas responsabilidades, como trabalhar, estudar, cuidar da saúde, da aparência, da família, da casa, da vida social e de muitas outras. Exige também a administração de sentimentos distintos, como praticidade e sensibilidade, autoridade e humanismo, força e delicadeza. E apesar de toda a energia utilizada para dar conta de tantas obrigações e obstáculos, há muitas mulheres que encontram tempo e disposição para realizar atividades de grande importância na luta pela verdadeira cidadania.

Ana Letícia Lima, coordenadora de voluntários e da comunicação do Rio, é uma das integrantes deste grupo de mulheres determinadas e atuantes. Na CUFA desde janeiro de 2009, a coordenadora possui uma rotina agitadíssima. Atuando com foco em competência e habilidade, Ana Letícia cuida da gestão de voluntários; do repasse de atividades de acordo com as demandas das bases ou dos sites e da aprovação de material para o blog. E ainda direciona os voluntários aos núcleos de audiovisual, esporte e administrativo, entre outras atividades.


Perguntada sobre os desafios, Ana Letícia afirma: “Hoje, meu maior desafio é a comunicação com os voluntários, por se tratar de uma atividade que, em maioria, é realizada à distância. O contato é muito limitado, mas conto com um grupo de voluntários que sabem para que vieram, eles entendem a proposta do trabalho realizado, comprometem-se, vestem a camisa do núcleo e da CUFA, cumprem as metas e me auxiliam e muito para que possamos chegar ao resultado esperado”. Ela acrescenta que todas as tarefas são realizadas em equipe, sem exceção.
Ana Letícia, assim como muitas mulheres, acredita no trabalho coletivo, nas trocas e na riqueza dos diferentes olhares.

quinta-feira

Maria Maria da CUFA PR e as ações em Homenagem a mulher
Durante o mês da Mulher a CUFA PR preparou várias ações para homenagear as mulheres guerreiras de toda a comunidade de Curitiba e Região.

Por Dari Cunha CUFA PR

Wany trocando uma idéia com as mulheres em Piraquara.

No dia 05 de março de 2009 foi realizada a 5ª edição do projeto 08 de março: Dia internacional da Mulher, no Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira, na Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, com a participação da integrante do Núcleo Maria, Maria e de Projetos da CUFA PR, professora Wanirley Pedroso Guelfi, que ministrou a palestra “Mulheres como protagonistas no mundo atual”, com ênfase a situação das mulheres pobres e negras.
“A participação da professora com a palestra teve grande receptividade entre alunos e professores, abrangendo um total de aproximadamente 100 pessoas. Agradecemos a ela e a CUFA PR pela ação desenvolvida em nosso colégio.”, diz José Carlos de Oliveira, professor de História do colégio.Outra ação já está marcada em Fazenda Rio Grande, Wany, precursora da implantação do vestibular com cotas sociais e raciais na UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai ter um bate-papo com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira para conscientizar sobre as oportunidades.
“A participação da professora com a palestra teve grande receptividade entre alunos e professores, abrangendo um total de aproximadamente 100 pessoas. Agradecemos a ela e a CUFA PR pela ação desenvolvida em nosso colégio.”, diz José Carlos de Oliveira, professor de História do colégio.Outra ação já está marcada em Fazenda Rio Grande, Wany, precursora da implantação do vestibular com cotas sociais e raciais na UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai ter um bate-papo com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira para conscientizar sobre as oportunidades

Da esq. para dir.: Lisa, Kátia Drumond, Claudiane Ferrari(coord. do PETI Piraquara),Wany e Davi Black.
No último dia 07 de março, aconteceu mais uma atividade pelo Núcleo de Mulheres Maria, Maria da Cufa PR, realizada no Jardim Guarituba, uma das maiores favelas do Estado, em Piraquara, que também é um município da Região Metropolitana de Curitiba.
O evento “Mulher: entre a fragilidade e a força” aconteceu no Colégio Estadual Ivante Martins de Souza, em parceria com o projeto PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e teve como público alvo as mulheres da região, em sua maioria mães dos alunos do PETI.
Na homenagem às mulheres no Jardim Guarituba também compareceram aproximadamente 10 homens, pais dos alunos, que tiveram total integração com os assuntos abordados e participaram ativamente deste dia. Com a proposta de levar várias temáticas ligadas a assuntos da Mulher em média 50 participantes puderam aproveitar das 10 da manhã a 01 da tarde vários bate-papos.
O evento abriu com uma apresentação sobre a Cufa PR, do coordenador Estadual da Cufa PR, Davi Black, que já ministrou aulas no PETI Piraquara e lá reencontrou vários de seus alunos, ele que reside em Piraquara e convive com a realidade local, trocou muitas idéias com os participantes. Um dos assuntos apresentado pelo coordenador foi sobre o acordo de parceria com a prefeitura do município, que está em andamento, para a realização das atividades da Cufa PR em 2009.

Fala ai Maria! : Kátia Drumond e Wany.

Kátia Drumond, coordenadora do Maria, Maria, fez uma explanação sobre o núcleo feminino despertando o interesse de todas na integração do mesmo e todas as mulheres presentes foram cadastradas pela integrante do Maria, Maria, Silvana Pucci, para participarem das novas atividades do núcleo.

Entre os assuntos abordados tivemos “Reflexões sobre as lutas sociais femininas em uma sociedade marcada pelo racismo e preconceitos”, apresentado por Wany, que tratou de discutir as várias atribuições da mulher no mundo moderno, tripla jornada de trabalho e violência contra mulheres.

Dentro da temática Afro, a professora Lisa, trocou uma idéia dobre Literatura Infantil e imaginária feminino: a exclusão das mulheres negras. Trouxe para as mães e pais da comunidade a importância da literatura para derrubar mitos e preconceitos, para promover a disseminação de estórias onde as princesas sejam negras, índias, para reforçar a diversidade estética.

As mulheres do Jardim Guarituba se emocionaram com a homenagem que o fotográfo da CUFA PR, Leco de Souza, fez à elas com sua exposição fotográfica projetada em telão, "Peleja Feminina", apresentando imagens de mulheres em seus diversos ofícios dentro do circuito cultural paranaense e complementada com imagens de mulheres em seu cotidiano.

Crianças do PETI, Silvana Pucci, Kátia e Wany.
No final do evento “Mulher: entre a fragilidade e a força” foi servido um lanche para os participantes se confraternizarem e o PETI Piraquara, em nome da coordenadora do PETI Piraquara, Claudiane Ferrari, firmou a parceria de apoio à Cufa PR para a realização de novas atividades e de oficinas que irão fortalecer o Maria, Maria, na região.



Lisa, contando história das princesas negras.

A CUFA PR agradece a toda a comunidade do Guarituba em especial à Claudiane Ferrari e ao Colégio Estadual Ivanete Martins, que abriu as portas para o evento poder acontecer.

O fotógrafo Leco de Souza preparando a projeção.

Fotos: Leco de Souza (exceto fotos 4 e 6).
Edição: Kátia Drumond.

Maria Maria de Sinop, confirma Mulheres em Cena para esse domingo

Por Cíntia Michele CUFA Sinop


Lançamento do Maria Maria em Sinop em 2007


A CUFA (central Única das Favelas), através do Núcleo Maria Maria, comunica a todos que o evento Mulheres em Cena, adiado no dia 07/03, será realizado neste domingo 22/03 as 14h na sede da CUFA, localizada na avenida jequitibás, em anexo a praça União no Jardim Jequitibás.
O evento contará a atração do grupo de dança Swing Mania, B.Grils e B.Boys, Mc Taynara E doação de roupas arrecadas pelo núcleo.Também se fará presente as autoridades parceiras da ação do Maria Maria, como a primeira dama Ivone Costa, Ana Paula Diretora da Juventude, e a vereadora Leozenir Severo.
Equipe do núcleo Maria Maria e da Associação do Jequitibás, estregarão cerca de 200 senhas para as mulheres mapeadas através das ações anteriormente realizadas pela Cufa e pela a Associação do Jequitibás.
O Maria Maria é um movimento de mulheres da Cufa (Central Única das Favelas), que tem como objetivo estimular as mulheres a participar dos processos políticos de decisões e ocupação de espaço, orientadas pelo plano Nacional de políticas para mulheres Brasileiras e pelas metas do milênio, desenvolvidas pela ONU, proporcionando a estas mulheres, sejam elas crianças, adolescentes, jovens e adultas, momento de descontração, reflexão e lazer, visando o seu papel no dia-a-dia perante a sociedade, e principalmente na importância de seu protagonismo feminino.

terça-feira

Mulheres e a Lei Maria da Penha





Por AnaLu Oliveira da Cufa Go


No dia 15 de março, o MariaMaria de Goiânia promoveu na comunidade do Bairro Capuava, uma palestra sobre a Lei Maria da Penha, que foi muito bem recebida pelas mulheres desta região, que é uma das mais violentas da capital goiana. 
A palestra serviu para que elas conhecessem seus direitos e também para orientá-las quanto ao que deve ser feito caso a agressão seja sofrida ou presenciada. Todas participaram e fizeram questionamentos importantes para a compreensão desta lei.

Mas, quem é Maria da Penha?
Maria da Penha Maia Fernandes era agredida constantemente por seu ex-marido, e no ano de 1983, ela foi baleada por ele, e ficou paraplégica. O agressor informou a polícia que sua mulher tinha sido baleada por bandidos, e assim, nada pode ser feito contra ele. As agressões não pararam por aí; aproveitando do estado de Maria, o ex-marido passou a eletrocutá-lá. Num ato de coragem, Maria da Penha levou o seu caso ao Comitê Latino Americano de Defesa da Mulher. Quase 20 anos depois, o ex-marido foi condenado e a União foi condenada a pagar uma indenização por não ter garantido a segurança da vítima. 
 
Saiba o que muda nas nossas vidas com a Lei Maria da Penha:

* O agressor não poderá cumprir sua pena, prestando serviços a comunidade tampouco doando cestas básicas; a Lei prevê reclusão do agressor de 3 meses a 3 anos.

* A pena aumenta em 1/3, caso a vítima tenha algum tipo de deficiência.

* Entende-se por agressão a mulher, as violências física, moral, sexual e patrimonial. Todas estas, sujeitas a mesma pena.

* A vítima só poderá retirar a queixa diante do juiz.

* Caso seja necessário, poderá ser decretada a prisão preventiva do agressor.

* O Estado tem o dever de garantir segurança policial para a vítima, garantindo assim, que o agressor não se vingue da vítima e de sua família.

* O agressor poderá ser preso em flagrante.

quarta-feira

Encarceradas e protagonistas
Saiba como foi a Semana das Mulheres Realizada pela CUFA PA

Por Aline Machado CUFA PA


No dia 3 a CUFA Pará esteve presente nas ações da SUSIPE – Superintendência de Segurança Pública do Estado do Pará, mais precisamente no CRF – Centro de Recuperação Feminina, onde foi possível a realização da oficina de tranças-afros para as detentas, que puderam colocar a “mão na massa” e aprender a fazer vários tipos penteados afro.. Esta ação teve como objetivo primeiro a valorização da mulher encarcerada.

Já no dia 8, o grande dia aconteceu no Lar Fabiano de Cristo, no bairro do Guamá, evento da própria CUFA, que contou com as oficinas de tranças-afros, apresentações de grandes musas da música paraense, como Ângela Carlos e Juliana Sinimbu. Sem falar nas ações de valoração da mulher, como as oficinas de customização de roupas, confecção de embalagens, orientação e dicas de alimentação e bem-estar.


As ações de cidadania também estarão presentes, haverá emissão de documentos de identidade e carteira profissional, assim como as orientações sobre os direitos da mulher, através da parceria com a delegacia da mulher. E as orientações sobre as doenças sexualmente transmissíveis, que será realizada pela SESPA.

E desta forma a CUFA se apresenta a comunidade e se coloca a disposição para colaborar no crescimento humano e social dos que fazem parte destas comunidades, menos favorecidas.

As ações compõem as comemorações que envolveram o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, a CUFA Pará em pareceria com SEJUDH – Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, através da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, além de órgãos e movimentos sociais, como a SESPA – Secretaria de Estado de Saúde do Pará, Ministério Público, Defensoria Pública, Curro Velho, SUSIPE – Superintendência de Segurança Pública do Estado do Pará, AMEPA- Associação das Mulheres do Pará, UBM – União Brasileira das Mulheres, SECOM – Secretaria de Comunicação do Pará, criaram um único calendário para os eventos voltados para este grande dia.

domingo

CUFA-Campo Grande participa de ações em homenagem às Mulheres
Tres dias de atividades intensas

Por Marinete Pinheiro CUFA MS



A CUFA-Campo Grande participou neste sábado, a partir das 8h, na Praça Ary Coelho, de um ato político e cultural alusivo ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelos movimentos populares e organizações sindicais. Na ocasião a graffiteira Patricia, juntamente com outros membros da CUFA, fará um painel para homenagear as mulheres.

Hoje, 08 de março a CUFA participou do "Domingo na Avenida", promovido pela Fundação Municipal de Esporte. Na ocasião haverá apresentação de Street Dance, com Sneik e os B-boys do bairro Aero Racho; Basquete de Rua, sob a coordenação de esportes da CUFA; e apresentação do DJ Gil. Haverá ainda intervenções de Graffiti sobre o Dia Internacional das Mulheres.

Na segunda-feira, dia 09, a CUFA realizará, na escola estadual Célia Maria Nagles (Moreninha II), a exibição do filme "Linha de Passe". Logo após haverá um debate com a participação de membros do Conselho Municipal das Mulheres e Núcleo Maria Maria. Na ocasião as alunas da escola poderão ainda participar da Oficina de Trança. No dia 11, quarta-feira, a CUFA estará na Escola Estadual Maestro Frederico Liebermann, localizada no bairro Monte Castelo.