sexta-feira

Maria Maria de Cuiabá presente no Ação Global

ojeto Pixaim estará no Ação Global

Atividade acontecerá em um dos maiores bairros da capital cuiabana

Por Neusa Baptista - Cufa Cuiabá
Fotos por Dafne Spolti



Senhora Izabel, cursita de traças

As trançadeiras do Projeto Pixaim vão botar a mão na massa no próximo domingo (31) durante a realização do Projeto Ação Global, no bairro Pedra 90.

O Pixaim levará para o bairro as oficinas de tranças e de teatro, que serão oferecidas gratuitamente durante a Ação Global, que acontece das 8 horas às 17 horas . Haverá ainda sorteio de livros e demonstração de penteados afro.

Realizado no bairro Alvorada desde o mês passado, o Projeto Pixaim é uma ação do Núcleo Maria Maria, da Central Única das Favelas, voltado a mulheres de baixa renda.

quinta-feira

Maria Maria - Go na Conferência Livre de Segurança Pública


Por AnaLu Oliveira - Cufa Go



Nesta última sexta feira ( 22/05), a Secretaria de Promoção da Mulher e Igualdade Racial - SEMIRA - promoveu a Conferência Livre de Segurança Pública. Além da Cufa - Go, estiveram presentes autoridades dos principais municípios goianos, como Trindade, Cristalina e Ceres, e também autoridades do Estado de Goiás, como o promotor do Ministério Público, Dr. Saulo de Castro, o Deputado Federal Pedro Wilson Guimarães e a Secretária da SEMIRA, Denise Carvalho.



Autoridades presentes na Conferência



O tema principal desta conferência foram as diferentes violências cometidas às diversas mulheres; diversas pois a mulher negra não sofre a mesma violência que a mulher branca, que também não sofre a mesma violência quando é idosa ou homossexual.
Denise Carvalho ressaltou que a causa da violência contra a mulher é de ordem cultural e educacional, vindos de uma sociedade machista, patriarcal, racista e homofóbica. Disse ainda que foi uma grande conquista a sanção da Lei Maria da Penha, mas que é necessário agora, um encorajamento ainda maior por parte da mulher agredida.
O deputado Pedro Wilson afirmou que faltam recursos e ferramentas para que esta lei seja aplicada com o seu devido rigor, e tanto a Secretária quanto o Deputado afirmaram que é importante a união de esforços do poder público com a sociedade civil para que a violência contra a mulher seja combatida.

Outro tema de suma importância que foi levantado foi a situação das presidiárias e dos presídios femininos; o Presídio Feminino de Goiás ainda está instalado provisoriamente em um local que já foi uma indústria, a difícil reinserção da reeducanda à sociedade, entre outros.

Nesta solenidade, foi anunciada para o próximo mês de junho a inauguração do Centro de Referência da Mulher aqui em Goiânia, que será na Av. Goiás, no antigo Colégio Estadual Rui Barbosa.

Dra. Cristina, Secretária Denise Carvalho e AnaLu Oliveira

Na solenidade, AnaLu Oliveira - redatora e representante do Núcleo Maria Maria - falou da importância destas ações voltadas para as jovens marginalizadas da periferia; jovens que se prostituem e entram para o crime para sustentar o vício, ou em nome de um amor seja pelo pai, marido, filho ou irmão.
A Conferência Estadual de Segurança Pública está prevista para junho.