sexta-feira

Núcleo Maria Maria MT: Cufianos imersos no Projeto Pixaim

O lançamento será no dia quatro de maio e quatro escolas serão visitadas na semana que vem.

Por Fernanda Quevedo

Professora alunas do curso de bonecas confeccionando bonecas e bolsas que serão distribuídas na Caravana

Professora alunas do curso de bonecas confeccionando bonecas e bolsas que serão distribuídas na Caravana


A Caravana também marca o lançamento na nova edição do livro "Cabelo Ruim" e cinco mil exemplares serão distrubuidos

Em Várzea Grande, serão visitadas as escolas estaduais: Gonçalo Botelho, no Jardim Costa Verde (17/05); José Mendes Martins, no Jardim Maringá I (18/05); Vanil Stabilito, no Nossa Senhora da Guia (19/05); Maria Leite Marko, no Jardim Marajoara I (20/05); Nadir de Oliveira, no Jardim Glória I (21/05); Sarita Baracat, no Parque do Lago (18/05); Porfíria Paula Campo, no Asa Bela (24/05); Arthur Probst, no Figueirinha (25/05); Escola Dep. Ubaldo Monteiro, no Jardim dos Estados (26/05) e a escola Jercy Jacob, no bairro Água Vermelha (27/05).

Pelo interior do Estado, a caravana segue pelos seguintes municípios: Peixoto de Azevedo (07/06), Colíder (08/06), Alta Floresta (09/06), Juscimeira (21/06), Jaciara (22/06), Rondonópolis (23/06), Dom Aquino (24/06), Santo Antônio de Leverger (06/07), Barão de Melgaço (07/06), Nossa Senhora do Livramento (08/07), Poconé (09/07), Cáceres (10/07), Sinop (03/08), Sorriso (04/08), Lucas do Rio Verde (05/08), Nobres (14/09), Rosário Oeste (15/09), Jangada (16/09), Acorizal (17/09), Barra do Bugres (04/10), Tangará da Serra (05/10), Diamantino (06/10), Mirassol d’Oeste (18/10), São José dos Quatro Marcos (19/10), Chapada dos Guimarães (22/11), Campo Verde (23/11), Primavera do Leste (24/11) e Barra do Garças (25/11).

segunda-feira

Nucleo Maria Maria MT - Ponto de Cultura Pixaim e Protagonismo Social

O encerramento do Curso de capacitação em alongamento de tranças foi marcado pela valorização da estética negra e o resgate pessoal da autoestima.


A instrutora Delania Neris ( de branco) e as alunas do curso de canecalon

Aconteceu nessa quinta, dia 22, o encerramento do Curso de capacitação em alongamento de trança com canecalon, oferecido pelo Ponto de Cultura Pixaim, no Centro Esportivo e Cultural da CUFA-MT, no bairro São João Del Rei.
O encerramento foi cercado de grande entusiasmo e com perspectivas positivas, pois as alunas do Ponto de Cultura Pixaim festejam mais um “passo” na formação profissional, isto é, a inserção de maneira qualificada no mercado de trabalho.

“Depois da diplomação, em março, e agora a capacitação em alongamento de tranças, as mulheres comemoram mais uma etapa na vida de cada uma delas, pois o canecalon é um material de baixo custo e de retorno financeiro extraordinário” comenta Delânia Neris, instrutora das aulas.


Tatiana Guimarães foi uma das formadas do curso de trança agora ela trabalha no Núcleo de comunicação da Cufa.

O curso contemplou seis alunas que, além do aprendizado profissional, obtiveram a reconquista da sua autoestima, pois algumas ocupavam a maior parte do tempo com afazeres domésticos e não imaginavam que poderiam, um dia, ser profissionais capacitadas.

Uma delas é a dona de casa Eidiane Gandara dos Santos (26), moradora do bairro São João Del Rei. “Para mim é uma grande satisfação, pois antes de conhecer esse curso do Ponto de Cultura Pixaim, eu procurei em outros lugares e infelizmente é muito caro. O valor da diária era de R$ 80,00, mas tive a informação que a CUFA estaria oferecendo o curso totalmente grátis. Então, fui correndo fiz minha inscrição fiz o curso e agora não vou parar mais”, comenta ela.


Professoras e alunas comemoram o encerramento.

O curso não atraiu apenas donas de casa, mas também estudantes. É o caso de Tatiane Amorim de Figueiredo (18), moradora do bairro Sol Nascente que, além de aprender trança raiz e alongamento de trança em canecalon, derrubou estereótipos. Um deles em relação ao seu cabelo, do qual tinha vergonha. “Não tenho objetivo de trabalhar em salão de beleza, mas sim apresentar para minha família, desde a trança raiz, alongamento de tranças e também apliques e, ainda, discutir outras tendências para os nossos cabelos, pois eles conhecem apenas o alisamento, a chapinha e a escovinha. Gostei muito do curso, agora sou outra pessoa”, complementa Tatiane, que também faz parte do Favela Comunicação (Núcleo de Comunicação da CUFA Mato Grosso).

Já Solange dos Santos Borges (32), cabeleireira e moradora do bairro Jardim Vitória afirma: “Agradeço a professora Delânia por ser insistente e, ao mesmo tempo, exigente. Gostei do muito do curso, agora é só trabalhar”. Ela se mudará para Rondonópolis e lá desenvolverá o que aprendeu nas oficinas do Ponto de Cultura Pixaim.


Tatiane apresentou a trança para a familia para abrir a discussão sobre conceitos de beleza.

Outra aluna a manifestar a satisfação com a conclusão do curso foi Cristina Eduarda Ribeiro (30): “Agora eu pretendo continuar e sugiro, ainda, a criação de um salão de beleza do Ponto de Cultura Pixaim. Assim, poderíamos trabalhar e divulgar a arte de trançar”.

Os depoimentos demonstram a tomada de posição de cada mulher, isto é, a valorização da estética negra, o resgate da autoestima e o protagonismo, ou seja, ser agente da sua própria história, sendo esses os fundamentos do Projeto Pixaim.

As inscrições para a nova temporada de cursos do Ponto de Cultura Pixaim já estão abertas.

Núcleo Maria Maria MT- Ponto de Cultura Pixaim Em Nova Temporada


Tatiana Guimarães e Ludmila foram duas das alunas formadas da primeira etapa do Ponto de Cultura Pixaim.

A nova temporada de oficinas de trança afro, boneca negra e teatro, oferecidas pelo Ponto de Cultura Pixaim, no Centro Esportivo Cultural CUFA localizado no bairro São João Del Rei em Cuiabá, terão inicio na próxima terça-feira, dia 26 de março. As inscrições continuam abertas, e assim como os cursos são totalmente gratuitos.

O objetivo desse trabalho é à valorização da estética negra e a capacitação profissional, especialmente de mulheres, ação essa fundamentada no conceito de Economia Solidária, isto é, a geração de renda e sustentabilidade. O Ponto de Cultura Pixaim é capitaneado pelo Núcleo Maria Maria, núcleo de mulheres da CUFA.

Onze mulheres já receberam o certificado de conclusão do curso, e agora podem ocupar espaço no mercado de trabalho com nova qualificação. È o caso de Luana Oliveira Santos (18), uma das trançadeiras formadas pelo Ponto. “Saí da rotina, essa oficina me ensinou a valorizar quem sou, por isso, digo para quem não fez o curso, para irem até a CUFA e fazer a inscrição” afirmou a estudante emocionada a receber o certificado no dia da formatura.

As oficinas de trança acontecerão as terças e quintas-feiras, as de bonecas negras as quartas e sextas-feiras e a de teatro aos sábados, todas das 14 as 17 horas.

* Ainda há vagas para as oficinas*
Informações: 3665 1064

domingo

Núcleo Maria Maria de Porto Alegre realiza Cursos

A CUFA em Porto Alegre em parceria com SMIC está possibilitando a realização de cursos profissionalizantes na Região Cruzeiro.

Nessa terça as mulheres do Morro Santa Tereza iniciaram o curso de manicure/pedicure e cabeleireiro/penteado.
A iniciativa está sendo coordenada pela monitora Adriana Santos da unidade do Morro Santa Tereza e a representante da SMIC, Jane Freitas.

Manicure e Pedicure:





Curso de Cabeleireiro e Penteado:



O curso conta ainda com mais ações que serão desenvolvidas durante o ano de 2010, coordenadora do projeto que vai trazer mais 8 cursos e 7 oficinas.
Ja temos 1 turma formada em salgadinhos e bolo artesanal.

Desde 15 de março, mulheres acima de 18 anos da Região Cruzeiro estão se profissionalizando. Ainda temos os seguintes cursos:

Cursos:

CAMAREIRA

RECEPCIONISTA / TELEFONISTA

GARÇONETE

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

INFORMÁTICA BÁSICA

CUSTOMIZAÇÃO

PRODUÇÃO DE SACOLAS DE MERCADO

PRODUÇÃO DE BOLSAS (curso 1)


Oficinas:


PRODUÇÃO DE BOLSAS (curso 2)

ARTESANATO EM E.V.A.

ARTESANATO COM ELEMENTOS NATURAIS

ARTESANATO EM PAPEL

ARTESANATO EM BISCUIT

LIDAS DOMÉSTICAS

APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

Além de profissionalizar, haverá acompanhamento das mulheres após a formação durante o período de 6 (seis) meses.
A CUFA em Porto Alegre é sede para os cursos, viabilizando a formação de mais de 380 mulheres. Para Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS e Coordenadora de Porto Alegre, a oportunidade será determinante para o empoderamento das mulheres na região.

A ação reforça as ações do Nucleo Maria Maria na capital, que já conta com o projeto Olhar Feminino, realizado em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher e Secretaria Estadual de Cultura, onde mais de 1645 mulheres receberão capacitação em fotografia e educação social.

As inscrições ainda não terminaram interessadas poderão fazer suas inscrições por email: cufa4@portoweb.com.br. Requisitos: ter mais de 18 anos e residir na Região Cruzeiro.

Projeto Mulher Ação: CUFA BH desenvolve Cursos na Comunidade Confisco de BH

A CUFA BH através do Núcleo Maria Maria está realizando os Cursos de Penteados Afro e Bordados em Tecidos.
Os cursos estão sendo realizados na comunidade Confisco (Regional pampulha de BH) orientados pelas oficineiras Lana Black (Penteados Afro) e Dayse Regina ( Pintura e Bordados em Tecidos).

Lana Black fala como as alunas estão se desenvolvendo: "Existe uma grande habilidade delas com o trabalho de penteados afro , porém não tinham nenhum incentivo ou orientação para que fosse desenvolvido de forma profissional e cultural, com o curso elas estão aprendendo o valor cultural e histórico e podendo gerar renda em suas proprias casas".







Para Dayse Regina " As mulheres estão se descobrindo e vendo novas possibilidades no mercado informal do trabalho, onde muitas nao tinham opções. Hoje elas desenvolvem um trabalho de qualidade em pouco tempo ganhando uma boa grana para seu próprio sustento."




O Projeto Mulher Ação visa incentivar o empreendedorismo feminino, geração de renda, integração social, exercício da cidadania, inclusão social, formação de novas agentes culturais e sociais e o fortalecimento de auto estima das participantes, despertando- as para novos interesses.

O Projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres (CEPAM), representada por sua coordenadora, Virgilia Rosa.

Flaviane Siqueira (Núcleo Maria Maria de BH) informa: " O projeto terá sua conclusão em 2010 com uma grande confraternização , mas esperamos dar continuidade em outras comunidades de BH e região metropolitana, pois o resultado tem sido muito satisfatório para todas nós"