sábado

Núcleo Maria Maria- Cufa PB Oficina de Trançados Afro para Jovens

A Central Única das Favelas Paraíba- Núcleo Maria Maria CUFA-PB realizou oficinas gratuitas de Trançado Afro para Jovens do Vale do Gramame e Grotão, participaram do projeto cerca de 20 mulheres dessa região.
O objetivo foi desenvolver ações de empoderamento e elevação da auto-estima das mulheres, além do trançado, estaremos realizando também oficinas de artesanato, customização, grupos de estudos, rodas de diálogo, ações que ajudem as mulheres a buscarem o seu protagonismo, diz Elizabeth Carneiro, Coordenadora do Núcleo



A CUFA PB tem o objetivo de fomentar ações voltadas as mulheres em todas as suas bases, hoje estamos nos municípios de Cabedelo, Campina Grande, Santa Rita no Distrito de Livramento e João Pessoa, é importante tratar das questões de gênero, dessa forma podemos avançar em vários aspectos sociais, afirma Monalisa de Andrade, Coordenadora do Núcleo LGBT e fotógrafa.



O Núcleo Maria Maria da CUFA-PB tem por objetivo desenvolver trabalhos para mulheres de baixa renda que queiram aprender uma profissão. Fundado em 2009 o Núcleo vem desenvolvendo diversas ações neste foco tentando centralizar as oficinas na Sede de Ações Permanentes.

Conheça a CUFA-PB: www.cufaparaiba.org

Núcleo Maria Maria- Cufa RS

Oficinas de artesanto na Escola de Samba Estado Maior no Bairro Rio Branco

Uma parceria entre a CUFA Canoas e a Escola de Samba ESTADO MAIOR DO RIO BRANCO, está possibilitando a realização de oficinas permanentes de artesanato através do Núcleo Maria Maria.

Quinzenalmente são realizadas oficinas de EVA, além de oficinas de percussão, artesanato em madeira e tricô que são oferecidas pela escola.

As oficinas são realizadas por Janaína Bragança, Coordenadora da CUFA Canoas.


Confira as fotos:

Oficina de EVA - Pipi Room







Oficinas de E.V.A. Porta retrato




Oficina de E.V.A. Bonecas







Oficina de E.V.A. Guirlanda

Nucleo Maria Maria- Cufa RS no Seminário Mulher Negra em Foco

Ivanete Pereira, Coordenadora Institucional da CUFA RS participa em painel "Mulher Negra na Comunidade" no Seminário.

A Prefeitura de Porto Alegre promoveu, o seminário "Mulher Negra em Foco", em alusão a data comemorativa do dia 25/07, o Dia Internacional da Mulher Afro-Americana e Caribenha.

O evento aconteceu no Auditório do Banco Central e teve como objetivo propiciar o debate visando à formulação de propostas estratégicas para o enfrentamento da discriminação de gênero, raça e etnia.


Mesa formada por lideranças negras de diversas instituições da capital gaúcha.


No painel "Mulher Negra na Comunidade", Ivanete contou como é a luta das lideranças comunitárias nas mais diversas regiões do estado e das conquistas obtidas.

Com depoimentos emocionados de parceiros da comunidade, D. Ivanete pode mostrar que as dificuldades são muitas, mas a vontade de transformação é ainda maior. "Nossas dificuldades devem servir de trampolim para nossa vitória", diz.

“A partir deste seminário, será possível diagnosticar as demandas e identificar indicadores da situação socioeconômica das mulheres negras porto-alegrenses”, afirma o coordenador do Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro, Clóvis André. “Com base nestes dados, construiremos as políticas transversais que promovam a igualdade, em parceria com os movimentos sociais”, conclui.

A presidente do Comdim, Paula Vaz Pinto Alves, diz que a condição de mulher é colocada em um patamar socioeconômico desigual em relação aos homens, os quais geralmente obtêm melhores salários e estão mais próximos ao poder no trabalho, na política e na religião. “Mas a mulher negra é marcada tanto pelos efeitos nefastos do machismo quanto pelos preconceitos que culturalmente definem as posições sociais”, avalia.

Texto: CUFA RS
Fotos: Muriel Ellen Rodrigues