sexta-feira

CUFA Pará e organizações estaduais se unem para atender mulheres em situação de risco

Por Aline Machado CUFA PA


No último dia 17, os grupos formados por representantes das Secretarias do Governo e movimentos sociais populares estiveram reunidos na sede da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH para definir a programação conjunta de comemoração do Dia Internacional da Mulher.

O principal objetivo da reunião é a realização de um grande evento, que tenha repercussão em toda a sociedade, para que o público feminino, em especial, conheça seus direitos e principalmente que saibam onde e que órgão procurar quando necessário.

A palavra deste evento foi "parceria", foi lançada pela mesa a proposta de que cada entidade deveria fazer sua própria programação e solicitar, se fosse o caso, a presença das outras entidades presentes, em suas programações, o que foi totalmente aceita.

A CUFA Pará, por exemplo, incluiu em uma agenda a participação da Coordenadoria dos Direitos da Mulher, a Fundação Curro Velho, a SESPA (Secretaria de estado de Saúde Publica) e a Delegacia da Mulher, além das apresentações musicais das artistas paraenses, Ângela Carlos, Deise Adário, Juliana Sinimbú, Samiliz Suzuki e Gabi Amarantus. E por outro lado a CUFA estará presente nas ações da SUSIP – Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará e da AMEP – Associação de Mulheres do Estado do Pará, com as oficinas de tranças Afro, apresentação de break, de rap feminino, basquete de rua e DJ.

Como resultado desta aparentemente simples reunião, a CUFA foi chamada para diversas reuniões, no intuito de apresentar mais profundamente as políticas da entidade e também tornar possíveis as parcerias para a implementação dos projetos que a CUFA possui para os jovens menos favorecidos socialmente e economicamente. Desta forma já existe agendamento de reuniões com a SUSIPE, Fundação Curro Velho, SESPA e SECOM.

No dia 19 de fevereiro, o CEPREM – Centro de Reabilitação de Dependentes Químicos agendou uma visita com a CUFA PA para que possamos conhecer as instalações do centro, que atende cerca de 560 jovens em fase de reabilitação e ressocialização. Já foi levantado o desejo, de ambas entidades, de levar para dentro deste órgão os projetos da Cufa Pará, dentre eles o Break, Rap e basquete de rua, não só esses projetos já em fase de execução, como outros a serem propostos pela entidade, ambas estarão definindo na reunião agendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário