quinta-feira

Maria Maria da CUFA PR e as ações em Homenagem a mulher
Durante o mês da Mulher a CUFA PR preparou várias ações para homenagear as mulheres guerreiras de toda a comunidade de Curitiba e Região.

Por Dari Cunha CUFA PR

Wany trocando uma idéia com as mulheres em Piraquara.

No dia 05 de março de 2009 foi realizada a 5ª edição do projeto 08 de março: Dia internacional da Mulher, no Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira, na Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba, com a participação da integrante do Núcleo Maria, Maria e de Projetos da CUFA PR, professora Wanirley Pedroso Guelfi, que ministrou a palestra “Mulheres como protagonistas no mundo atual”, com ênfase a situação das mulheres pobres e negras.
“A participação da professora com a palestra teve grande receptividade entre alunos e professores, abrangendo um total de aproximadamente 100 pessoas. Agradecemos a ela e a CUFA PR pela ação desenvolvida em nosso colégio.”, diz José Carlos de Oliveira, professor de História do colégio.Outra ação já está marcada em Fazenda Rio Grande, Wany, precursora da implantação do vestibular com cotas sociais e raciais na UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai ter um bate-papo com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira para conscientizar sobre as oportunidades.
“A participação da professora com a palestra teve grande receptividade entre alunos e professores, abrangendo um total de aproximadamente 100 pessoas. Agradecemos a ela e a CUFA PR pela ação desenvolvida em nosso colégio.”, diz José Carlos de Oliveira, professor de História do colégio.Outra ação já está marcada em Fazenda Rio Grande, Wany, precursora da implantação do vestibular com cotas sociais e raciais na UFPR (Universidade Federal do Paraná) vai ter um bate-papo com os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira para conscientizar sobre as oportunidades

Da esq. para dir.: Lisa, Kátia Drumond, Claudiane Ferrari(coord. do PETI Piraquara),Wany e Davi Black.
No último dia 07 de março, aconteceu mais uma atividade pelo Núcleo de Mulheres Maria, Maria da Cufa PR, realizada no Jardim Guarituba, uma das maiores favelas do Estado, em Piraquara, que também é um município da Região Metropolitana de Curitiba.
O evento “Mulher: entre a fragilidade e a força” aconteceu no Colégio Estadual Ivante Martins de Souza, em parceria com o projeto PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), e teve como público alvo as mulheres da região, em sua maioria mães dos alunos do PETI.
Na homenagem às mulheres no Jardim Guarituba também compareceram aproximadamente 10 homens, pais dos alunos, que tiveram total integração com os assuntos abordados e participaram ativamente deste dia. Com a proposta de levar várias temáticas ligadas a assuntos da Mulher em média 50 participantes puderam aproveitar das 10 da manhã a 01 da tarde vários bate-papos.
O evento abriu com uma apresentação sobre a Cufa PR, do coordenador Estadual da Cufa PR, Davi Black, que já ministrou aulas no PETI Piraquara e lá reencontrou vários de seus alunos, ele que reside em Piraquara e convive com a realidade local, trocou muitas idéias com os participantes. Um dos assuntos apresentado pelo coordenador foi sobre o acordo de parceria com a prefeitura do município, que está em andamento, para a realização das atividades da Cufa PR em 2009.

Fala ai Maria! : Kátia Drumond e Wany.

Kátia Drumond, coordenadora do Maria, Maria, fez uma explanação sobre o núcleo feminino despertando o interesse de todas na integração do mesmo e todas as mulheres presentes foram cadastradas pela integrante do Maria, Maria, Silvana Pucci, para participarem das novas atividades do núcleo.

Entre os assuntos abordados tivemos “Reflexões sobre as lutas sociais femininas em uma sociedade marcada pelo racismo e preconceitos”, apresentado por Wany, que tratou de discutir as várias atribuições da mulher no mundo moderno, tripla jornada de trabalho e violência contra mulheres.

Dentro da temática Afro, a professora Lisa, trocou uma idéia dobre Literatura Infantil e imaginária feminino: a exclusão das mulheres negras. Trouxe para as mães e pais da comunidade a importância da literatura para derrubar mitos e preconceitos, para promover a disseminação de estórias onde as princesas sejam negras, índias, para reforçar a diversidade estética.

As mulheres do Jardim Guarituba se emocionaram com a homenagem que o fotográfo da CUFA PR, Leco de Souza, fez à elas com sua exposição fotográfica projetada em telão, "Peleja Feminina", apresentando imagens de mulheres em seus diversos ofícios dentro do circuito cultural paranaense e complementada com imagens de mulheres em seu cotidiano.

Crianças do PETI, Silvana Pucci, Kátia e Wany.
No final do evento “Mulher: entre a fragilidade e a força” foi servido um lanche para os participantes se confraternizarem e o PETI Piraquara, em nome da coordenadora do PETI Piraquara, Claudiane Ferrari, firmou a parceria de apoio à Cufa PR para a realização de novas atividades e de oficinas que irão fortalecer o Maria, Maria, na região.



Lisa, contando história das princesas negras.

A CUFA PR agradece a toda a comunidade do Guarituba em especial à Claudiane Ferrari e ao Colégio Estadual Ivanete Martins, que abriu as portas para o evento poder acontecer.

O fotógrafo Leco de Souza preparando a projeção.

Fotos: Leco de Souza (exceto fotos 4 e 6).
Edição: Kátia Drumond.

Nenhum comentário:

Postar um comentário